quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Haverá água para todos?


Evapora-se dos oceanos cai sobre a terra, corre para os rios e volta a fluir para o oceano. A água entra num ciclo – ciclo hidrológico, aparentando ser um recurso natural ilimitado; mas apenas 2,5% da água do Planeta é potável. A maior parte da água potável está reservada nas calotes glaciárias, sendo só 0,6% utilizável.
Embora o ciclo hidrológico gere uma quantidade constante de água, a sua qualidade vai-se deteriorando à medida que a população aumenta. Cerca de oitenta países já anunciaram racionamentos, e mais de mil milhões de pessoas não dispõem de água potável para beber. Morrem diariamente cerca de 25 000 pessoas devido a doenças relacionadas com a falta de água.
Todos nós precisamos de 0,05metros cúbicos de água potável por dia para beber, cozinhar e para uso sanitário, refere Peter GleiK, especialista hídrico. No entanto um sexto da população mundial sobrevive com quantidades menores. Áreas com densidade populacional elevada e poluição descontrolada criam escassez, mesmo em regiões húmidas de África e da Ásia.
Alguma água pode ser reutilizada, embora necessite de tratamento, mas a água para irrigação não pode ser reciclada. Nos Estados Unidos, cerca de 30% da água para irrigação é bombardeada do aquífero High Plains. Hoje esse aquífero tem níveis tão baixos, que levaria milhões de anos a repor de forma natural os valores antigos !



National Geographic - Abril 2001 (Adaptado)

Nenhum comentário: