quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Para onde vai a água?


A agricultura consome 70% da água utilizável. O algodão e o arroz
precisam de enormes quantidades de água ao longo do seu ciclo vegetativo. De todas as sementes produzidas, 40% servem para alimentar animais que, por sua vez, são consumidas pelo Homem! Se o Homem consumisse menor carne e mais vegetais, diminuiria o consumo de água!
A agricultura também polui as correntes de água subterrânea e de superfície com os fertilizantes, pesticidas, herbicidas e dejectos de animais e lodo. A agricultura biológica poderá ser uma alternativa!
A evolução tecnológica permitiu reduzir as necessidades de água na actividade industrial. Nos anos trinta para a produção de uma tonelada de aço requeria 60 a 100t de água, hoje em dia bastam seis. A água para arrefecer as centrais térmica pode ser reciclada, mas mesmo assim a indústria é responsável por 20% do consumo de água no nosso planeta.
A indústria polui a água com químicos tóxicos e metais pesados. As centrais termoeléctricas originam a chuva ácida.
Para uso doméstico o Homem utiliza 10% da água utilizada, mas a sensibilização da população e o avanço tecnológico tem vindo a diminuir o consumo nos países desenvolvidos. Antes de 1990, a maior parte das casas de banho americanas utilizava 20 litros de água por cada descarga do autoclismo, hoje esse valor descer para 6 litros.
Os esgotos não tratados sujam os rios; a água salgada penetra nos aquíferos costeiros, deteriorando o seu uso …
Cabe ao Homem ponderar a sua acção!

National Geographic - Abril 2001 ( Adaptado)

2 comentários:

Guida Palhota disse...

Tenho ponderado, Rosa.
Tenho tentado educar os meus filhos nesse sentido. Mas sinto-me tão pequena no domínio dessa competência! Vou dando o meu pequeno contributo...

P.S. Estás a ficar com um blogue 5 estrelas! Gosto dos teus alertas. Parabéns.

Guida Palhota disse...

Então, Rosinha, desligaste-te disto? Ia tão bem, está tão interessante! Mas já lá vai muito tempo...
Fico à espera de actualização.
Um beijo.